Nossa histÓria

O Centro de Lazer Integrado a Projetos (CLIP) foi inaugurado em 1998 e é o antecessor do Colégio CLIP, que começou a funcionar no ano seguinte.

O Centro de Lazer nasceu como um espaço de recreação com projetos e atividades lúdicas usados como recursos para a descoberta e para o despertar da criança como indivíduo exercitando seu papel como cidadão. Na época, ocupava uma ampla casa térrea localizada em um terreno arborizado de aproximadamente 1000m², no bairro da Vila Progresso, na cidade de Guarulhos.

O Colégio foi aberto para atender aos pais das crianças que já frequentavam o Centro de Lazer e não queriam tirar seus filhos desse espaço. O Colégio foi crescendo, tanto em termos acadêmicos quanto em espaço físico.

Em 1999, eram dez classes de Educação Infantil. Desde o início, o projeto sempre esteve voltado para a criança, respeitando as necessidades de cada faixa etária e ressaltando a construção do conhecimento.

A cada ano era aberta uma nova série. O crescimento gradativo permitiu a capacitação dos recursos humanos e o aumento da estrutura física.

Hoje, o Colégio e Centro de Lazer funcionam em harmonia, sem prejuízo do projeto inicial, em um espaço com mais de 5000m², mantendo um perfeito equilíbrio entre a área construída e a área recreativa.

A metodologia de ensino adotada pelo Colégio CLIP é interacionista sócioconstrutivista, por meio da qual encontram-se aliadas as posturas necessárias para desenvolver o aluno em face das transformações atuais, sem que se percam as diferenças individuais. Ao longo dos anos, novos cursos foram introduzidos, sempre visando à melhoria das estratégias de ensino-aprendizagem.

O Colégio CLIP é um espaço educativo inclusivo. Já nasceu assim, pois acredita que a criança em condições especiais desenvolve-se melhor frente ao estímulo e à convivência social. Além disso, com sua participação, proporciona às outras crianças a oportunidade de aprender, desde cedo, a respeitar as diferenças e as limitações de cada um.

Esse trabalho é ampliado e aperfeiçoado permanentemente pelas práticas e vivências diárias. Em 2006 foi criado o CAAPE (Centro de Avaliação e Apoio Pedagógico) que dá suporte técnico e pedagógico especializado para o trabalho de inclusão social.

A direção do Colégio CLIP tem certeza de que desta forma contribui para a formação de cidadãos mais completos, conscientes e atuantes.